Nossa proposta pedagógica

A Proposta Pedagógica da Escola Ápice, é norteada pelo socio interacionismo, se fundamenta em uma filosofia humanista que enfatiza a formação integral da criança. Está centrada no comprometimento e na valorização da infância como um momento único e singular, uma prática reflexiva, onde a criança é a figura central de todo o processo de ensino-aprendizagem, mediado pelo professor. As crianças assimilam a aprendizagem através de vivências únicas e experiências, e, as utilizam gradativamente e com autonomia a partir de novos conhecimentos. 

Fundamenta-se, principalmente, através das ações da escuta necessária, momentos de troca, as diferentes habilidades, o convívio harmonioso com o meio, com o outro, e principalmente com as diferenças. Tem como objetivo principal, estimular a curiosidade de conhecer/aprender, a formação cultural de mundo, autoconfiança, o desenvolvimento da formação estética, adquirindo habilidades e competências que auxiliem a se tornarem protagonistas do seu aprendizado – um formar para a vida. A criança é curiosa por natureza, revela o desejo de conhecer e entender os fatos e acontecimentos que ocorrem ao seu redor, desde fenômenos naturais até questões de âmbito social.

Cabe a escola acolher tais referências e propor sempre a criança novos desafios, para que possa avançar e transformar, atribuindo-lhes significados. Nossa concepção de escola da infância, consolida-se pelos valores aqui praticados – éticos, humanos e estéticos, que fundamentam os pilares que norteiam o nosso fazer pedagógico – a autonomia que tanto almejamos. Educar PARA e PELO encantamento, de forma única, diferenciada, sensível e significativa – um lugar de cultura.

ACOLHIMENTO/ADAPTAÇÃO

Receber uma criança em nossa escola requer um trabalho de muitas mãos, afinal o acolhimento assegura a formação de vínculos e dos cuidados que ela merece.

É se dedicar a família compreendendo que elas são diferentes, e que, esse momento, apesar de delicado, fará muito bem a criança. Por este motivo, acreditamos na importância do acolhimento gradativo, com horário progressivo durante a primeira semana de permanência da criança na escola, considerando sua faixa etária e a disponibilidade da família.

A criança estando ambientada ela ficará bem e certamente se sentirá pertencente. 

Cuidado, acolhimento e afetividade são princípios primordiais em nossa escola, bem como ações permeadas pela forte parceria escola/família e pelo profundo respeito às crianças.

FAZ PARTE DO NOSSO TRABALHO AUXILIAR A CRIANÇA:

  • Desenvolver a autonomia
  • Valorizar o protagonismo
  • Conviver em grupo
  • Praticar combinados e lidar com as frustrações
  • Ampliar referências e trocar experiências
  • Expressar-se e comunicar-se perante as situações do cotidiano
  • Respeitar as diferenças, sejam elas: culturais, sociais, religiosas, econômicas e étnicas
  • Valorizar e apreciar a produção da humanidade (artística e científica)
  • Entender que o conhecimento é transformador.

 

Musicalização

Na Ápice, o objetivo primordial das aulas de musicalização é trazer o mundo da música para a vivência prática com experiências de fazer, ouvir e interagir musicalmente. Para tanto, as atividades realizadas envolvem parâmetros do som, percepção, execução e notação musical. Cada faixa etária possui uma especificidade e uma forma de trabalhar. Os objetivos se tornam, então, guias em que compreende de forma amplificada o que será desenvolvido nas aulas, despertando o gosto pela música por meio de materiais, músicas e brincadeiras, aproximando a aula ao cotidiano infantil. Ela apresenta às crianças conceitos básicos de música, através do contato com vários instrumentos e exercícios rítmicos, percepção de melodias, além da escuta de gêneros variados. Oportuniza aulas criativas e construtivas, onde as relações dos sons interligam as diversas formas de aprendizagem. As aulas de Musicalização Infantil são ministradas por professor especialista a partir do berçário.

Capoeira

As atividades propostas visam contemplar a interação, cognição, autonomia e identidade, desenvolvendo habilidades e competências. É preciso cuidar bem, brincar e educar com sabedoria. Na interação com o meio, mediada pelos adultos e outras crianças, os pequenos desenvolvem aprendizagens, que, por sua vez, propiciarão segurança, favorecendo vínculos afetivos. A aprendizagem contínua começa a partir de sua curiosidade e prazer em relacionar-se com objetos e pessoas, o que motiva sua descoberta do mundo e, assim, a apropriação de um universo amplo e repleto de cultura. Nosso espaço educacional favorece a autonomia, com atividades livres e mediadas, em ambiente seguro e motivador, cercado de afeto.

Inglês

Aqui as crianças são acolhidas e respeitadas com base nos princípios da individualidade e pluralidade, a equipe assume o Cuidar e a Educação, valorizando a aprendizagem por meio de atividades lúdicas, singulares e nas diferentes linguagens. Por meio de modalidades organizativas do currículo, asseguramos nossa metodologia através do nosso Projeto Político Pedagógico, baseado na Base Nacional Comum Curricular para Educação Infantil. Tais práticas são efetivadas por meio de relações sociais, que as crianças desde bem pequenas estabelecem com os professores e as outras crianças – contribuindo para a construção de sua identidade, articulando saberes, por meio das experiências e a socialização do conhecimento. Para tanto, na grade curricular, a partir de 2 anos, estão inseridas disciplinas como Educação Física, Música e Inglês. As aulas são ministradas por professores especialistas nestas áreas do conhecimento.

Atividades extracurriculares

Judô

Ballet

Circo

Contato

Escola Ápice Educação Infantil - 2023